domingo, 31 de março de 2013

                                                     
                                         


A educação e sua função social



 Ao discutirmos a função social da educação e da escola, estamos entendendo a 
educação no seu sentido ampliado, ou seja, enquanto prática social que se dá nas 
relações sociais que os homens estabelecem entre si, nas diversas instituições e 
movimentos sociais, sendo, portanto, constituinte e constitutiva dessas relações. 
O homem, no processo de transformação da natureza, instaura leis que regem a sua 
convivência com os demais grupos, cria estruturas sociais básicas que se estabelecem 
e se solidificam à medida que se vai constituindo em locus(do latim lugar) de formação humana. 
Nesse sentido, a escola, enquanto criação do homem, só se justifica e se legitima 
diante da sociedade, ao cumprir a finalidade para a qual foi criada. 
Assim, a escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos 
históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a 
socialização do conhecimento produzido, tendo em vista que esse conhecimento não é 
dado a priori (do latim, "partindo daquilo que vem antes"). Trata-se de conhecimento vivo e que se caracteriza como processo em construção. 
A educação, como prática social que se desenvolve nas relações estabelecidas entre os 
grupos, seja na escola ou em outras esferas da vida social, aos interesses de classes. 
Assim, a educação se constitui numa atividade humana e histórica que se define na totalidade das relações sociais. 

Trabalho realizado pela aluna: Bianca Barbosa de Sousa - 1º Período 

Fonte de pesquisa: www.rebrae.com.br

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