A educação e sua função social
Ao discutirmos a função social da educação e da escola, estamos entendendo a
educação no seu sentido ampliado, ou seja, enquanto prática social que se dá nas
relações sociais que os homens estabelecem entre si, nas diversas instituições e
movimentos sociais, sendo, portanto, constituinte e constitutiva dessas relações.
O homem, no processo de transformação da natureza, instaura leis que regem a sua
convivência com os demais grupos, cria estruturas sociais básicas que se estabelecem
e se solidificam à medida que se vai constituindo em locus(do latim lugar) de formação humana.
Nesse sentido, a escola, enquanto criação do homem, só se justifica e se legitima
diante da sociedade, ao cumprir a finalidade para a qual foi criada.
Assim, a escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos
históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a
socialização do conhecimento produzido, tendo em vista que esse conhecimento não é
dado a priori (do latim, "partindo daquilo que vem antes"). Trata-se de conhecimento vivo e que se caracteriza como processo em construção.
A educação, como prática social que se desenvolve nas relações estabelecidas entre os
grupos, seja na escola ou em outras esferas da vida social, aos interesses de classes.
Assim, a educação se constitui numa atividade humana e histórica que se define na totalidade das relações sociais.
Trabalho realizado pela aluna: Bianca Barbosa de Sousa - 1º Período
Fonte de pesquisa: www.rebrae.com.br
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