quinta-feira, 21 de março de 2013

A escola nos dias de hoje

A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO ESCOLAR


        A escola apresenta-se hoje como uma das mais importantes instituições sociais por fazer, assim como outras, a mediação entre o indivíduo e a sociedade. Ao transmitir a cultura e, com ela, modelos sociais de comportamento e valores morais, a escola permite que a criança seja humanizada, cultivada e socializada ou, em uma palavra, educada. A criança vai, então, deixando de imitar os comportamentos adultos para, aos poucos, apropriar-se dos modelos e valores transmitidos pela escola, aumentando assim sua autonomia e seu pertencimento ao grupo social.
      Educar já significou, apenas viver a vida cotidiana do grupo social ao qual se pertence. Assim, acompanhava-se os adultos em suas atividades e, com o passar do tempo, aprendia-se a "fazer igual". O meio social, em seu conjunto, era o contexto educativo. Todos os adultos ensinavam a partir da experiência pessoal. Aprendia-se fazendo.
       A partir da Idade Média, a educação tornou-se produto da escola. Pessoas especializaram-se na tarefa de transmitir o saber, e espaços específicos passaram a ser reservados para essa atividade. Poucos iam às escolas, pois era uma instituição destinada exclusivamente às elites. Somente com as revoluções do século XX, a escola teria o dever de atender a todas as crianças da sociedade (universalização).
      Esses fatores contribuíram para que a escola adquirisse as características que possui hoje em nossa sociedade: uma instituição da sociedade, trabalhando a serviço dessa sociedade e por ela sustentada a fim de responder a necessidades sociais. Para isso, a escola precisa exercer funções especializadas, cumprindo, portanto, com a papel de preparar as crianças para viverem no mundo adulto. Elas aprendem a trabalhar, a assimilar as regras sociais, os conhecimentos básicos, os valores morais coletivos, os modelos de comportamento, entre outros. A escola estabelece, assim, uma mediação entre a criança e a sociedade que é técnica e social.

PROBLEMAS DA ESCOLA


        A escola, que deveria fazer a mediação entre o indivíduo e a sociedade, tornou-se uma instituição fechada, destinada a proteger a criança dessa mesma sociedade, contra os perigos que advêm dela, responsabilizada por todos os males e corrupções. Criou-se então, a ilusão de ser possível preparar o indivíduo para viver o cotidiano da sociedade estando de fora do cotidiano, em um desvio - o desvio escolar. Assim pensada, a escola acaba por ensinar um conhecimento distante da realidade social. Enclausuram-se as crianças e os jovens em nome da educação. 
     O esforço pessoal torna-se fator decisivo do sucesso ou do fracasso escolar. Aliás, o fracasso é explicado basicamente pela falta de empenho e esforço do aluno. Nunca a escola se responsabiliza, ela sai ilesa dessas avaliações.
       O ensino só se tornará significativo se houver uma ponte ligando conteúdo e realidade, onde os alunos se tornam seres ativos no processo de ensino-aprendizagem.


Trabalho realizado pelas alunas: Anna Luísa Ferreira e Laryssa Oliveira

Um comentário:

  1. Larissa e Ana Luiza , parabéns!Texto bem escolhido e significativo , Gostaria que vcs fizessem um comentário .ILuzia

    ResponderExcluir