terça-feira, 26 de março de 2013


O papel da escola se modificou ao longo dos anos acompanhando os avanços e necessidades da sociedade. Essas mudanças  foram significativas para o país, principalmente no que diz respeito ao funcionamento e acesso à população brasileira ao ensino público.

Novas formas de organização da sociedade foram surgindo, fazendo com que desaparecessem os interesses comuns aos membros de um determinado pela desigualdade econômica, separando os burgueses dos trabalhos de grupo. O processo educativo que era único passou a ser marcado pela desigualdade econômica, separando os burgueses dos trabalhadores. Muito embora, houvesse ocorrido esta fragmentação da educação no passado, impostas pelo capitalismo, hoje nos vemos diante da escola como fator social influenciada pelas transformações do homem e da sociedade.

A escola como ato social foi assim vista ,pela primeira vez, pelo pedagogo Émile Durkheim. Este  defendia a postura social que a escola e a educação em si, devem ter. Apesar deste autor não ter desenvolvido modelos pedagógicos, suas ideias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, a educação escolar deixa de ser vista de forma individualista passando a uma perspectiva coletiva.

A escola emerge como uma instituição fundamental para a constituição do indivíduo e para  a sociedade . A escola como instituição social possui objetivos e metas, empregando e reelaborando os conhecimentos socialmente produzidos.

A escola como espaço de desenvolvimento e aprendizagem envolve todas as experiências contempladas nesse processo, considerando tudo como significativos os padrões relacionais, os aspectos culturais, cognitivos, afetivos, sociais e históricos, os quais estão inseridos nas interações e relações entre os diferentes segmentos da sociedade.

Assegurar o direito à educação escolar,  em igualdade de condições, de entrada e permanência pela oferta de ensino público e gratuito e de qualidade em todos os níveis de ensino, é um dos maiores desafios da educação atual, mesmo que tais questões já sejam amparadas pela Lei 9.394/90 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB).

Contudo, certas lacunas deixadas pelas leis que regem a educação no Brasil devem ser supridas pelas ações afirmativas na forma de políticas públicas educacionais. Essas medidas especiais temporárias ou não, desencadeadas pelo Estado (assim entendido como todas as esferas do poder público) têm como objetivo eliminar as desigualdades historicamente acumuladas, de forma a compensar as perdas provocadas pela discriminação e marginalização de determinados grupos sociais.

Trabalho realizado pelas alunas: Heluar Oliveira e Fernanda Meireles.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/10318/qual-a-funcao-da-escola#ixzz2OCPMASeB

Um comentário:



  1. Muito bem , meninas , Continuem . Gostaria que vcs fizessem um comentário do texto postado . i.Luzia

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