quinta-feira, 21 de março de 2013

Função social da escola e O que é a escola ao longo dos tempos.


                                    
                                                        Trabalho - Didática




1- Função social da escola frente aos desafios da sociedade do conhecimento e da informação.

2- O que é a escola ao longo dos tempos.

 

1- A escola possui um papel importante no desenvolvimento social da sociedade do conhecimento. Essa questão é iniciada na família, porém, é na escola que de fato é estimulado e praticado.

Ela precisa criar meios, ferramentas, situações, projetos, entre outros métodos, para que a criança possa desenvolver no coletivo, sabendo se relacionar com outro, estando ciente de que é necessário paciência, compreensão, humildade, saber conviver e a partilhar.

O desafio, portanto, é saber como e quando a escola deve desenvolver todos esses aspectos no educando. É preciso pesquisas, dinâmicas, sempre voltadas para a socialização da criança.

Outro desafio é saber qual ferramenta usar para a socialização num mundo em que a tecnologia está tomando conta, se tornado um meio muito usado e de muito acesso. É necessário saber interligar toda essa tecnologia no processo de aprendizagem do educando, porém, sem perder o contato com o outro. Estando conectado não apenas virtualmente, mas também socialmente, isto é, como o mundo e os indivíduos à sua volta.

    2- Ao longo dos tempos a escola sofreu grandes transformações. Antigamente era baseada em uma pedagogia tradicional, onde o ensino era mecanizado, havia regras rígidas e o educando era apenas um receptor de conhecimento, um mero ouvinte.

A escola era um privilégio para poucos, apenas os homens e as pessoas ricas possuíam acesso a educação.

Algo que se difere bastante da escola antiga e nova, é a forma como os alunos se portavam frente ao professor, antes os alunos respeitavam, obedeciam, já nos dias de hoje a escola e o professor tem enfrentado um grande problema em lidar com alunos indisciplinados e por muitas vezes ensinados dessa forma na própria família. Eis aí uma questão para trabalhar desde o meio familiar, abrangendo a comunidade e a escola.

Pouco a pouco, a escola foi se desenvolvendo e se modernizando. O aluno aos poucos deixa de ser um receptor e se torna agente, juntamente com o professor. Podendo partilhar da aula, fazer perguntas, indagar sobre o conteúdo e solicitar o professor quando necessário.

As aulas se tornam mais dinâmicas e interessantes ao aluno. Ele passa a sentir prazer no aprender, no conhecer, pois em todo o processo ele pode atuar de forma eficaz. Não é apenas um paciente que recebe informações, ele passa a participar do seu próprio processo de aprendizagem.

O professor passa a preparar suas aulas baseadas no meio social do aluno, de acordo com suas vivências, tornando para o mesmo, uma aprendizagem significativa.

 Trabanho realizado pela dupla: Ábila Willemen e Roberta Leite.

 

2 comentários:

  1. Muito bom trabalho . Espero que tenham aproveitado e guardado os princioais conceitos e informações.

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  2. Atenção alunas . Os textos devem ser bem refletidos para ser compreendidos e depois interpretados com as suas palavras ; è muito importante fazer um comentário apreciativo e crítico relacinando o lido com a realidade . Acredito e aposto na capacidade de vocês . I.Luzia

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